quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rendas de Bilros de Peniche

.
Tendo em conta a importância que têm para a caracterização da Cidade de Peniche, decidimos que seria relevante para o nosso Projecto referir as Rendas de Bilros.
.
Não é fácil localizar, com exactidão, a data de aparecimento das rendas de bilros em Peniche. Contudo acredita-se que estas já faziam parte da cidade no século XVII.
.
Entretanto, a originalidade e a qualidade das rendas de bilros de Peniche atingiram tal grau de perfeição e notoriedade, que qualquer renda de bilros portuguesa passou a ser conhecida por renda de Peniche. Em meados do século XIX existiam em Peniche quase mil rendilheiras e era oito as oficinas particulares onde crianças a partir dos quatro anos de idade aprendiam a sua execução.
.
As rendas de bilros de Peniche são de dois tipos: as populares, que se caracterizam por terem desenhos simples e repetitivos; e as eruditas, que se distinguem das populares pela beleza, imaginação e complexidade dos seus desenhos. É de assinalar, também, outra característica desta renda que é a de não possuir avesso, ou seja, é praticamente tão perfeita de um lado como do outro.
.
Contudo, apesar destas singulares características, as rendas de bilros de Peniche foram sofrendo uma regressão, devido principalmente à industrialização. Para contrariar esta situação, desenvolveu-se diversas iniciativas que permitem salvaguardar esta arte.
.
.

1 comentário:

  1. Parabéns por integrarem as rendas de bilros. Pode parecer, à maioria, que têm pouca importância económica no entanto, mesmo que a sua importância económica possa ser discutível, têm uma valor social e cultural inestimável.

    Bom trabalho,
    João Paulo Teófilo

    ResponderEliminar